Correção detalhada da redação do Enem

A participante demonstra, pelas construções sintéticas, pela escolha lexical e de registro, excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Não há erros gramaticais ou de convenções da escrita, a não ser a ausência de vírgula depois de "crianças" (primeiro parágrafo, linha 6), marcando oração explicativa; e o emprego indevido do conectivo "e" antes de "etc." (4o parágrafo). A redação organiza-se em quatro parágrafos bem construídos e bem articulados entre si.



A participante desenvolve o tema proposto no enunciado da prova de redação, por meio de argumentação consistente, com base em repertório sociocultural produtivo, já que extrapola as ideias dos textos motivadores caracterizando as estratégias utilizadas pela publicidade para persuadir e afirmando que crianças e adolescentes são vulneráveis à propaganda por não estarem completamente formados.

Retoma adequadamente as informações apresentadas nos textos motivadores, de maneira autoral e crítica. Apresenta também excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e articulado ao ponto de vista defendido, com progressão fluente.

A tese desenvolvida é a de que é necessário romper com as exigências da indústria publicitária uma vez que o público infantil é suscetível a influências e facilmente conduzido ao consumo exacerbado. Enfim, a redação apresenta encadeamento entre as ideias e demonstra competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado.

A participante articula bem as informações, os argumentos, as partes do texto e apresenta, sem inadequações, repertório diversificado de recursos coesivos, tais como: "mesmo que", "por exemplo", "assim" (Io parágrafo); "deste fato" (2o parágrafo); "então", "Entretanto", "tal", "cujo", "Outros" (3o parágrafo); "portanto", "Desta forma" (4o parágrafo).

A proposta de intervenção apresentada sugere que seja alterada a legislação brasileira sobre o tema, e que as escolas devam contribuir para a formação de cidadãos conscientes e críticos mediante discussão de temas como: cidadania, consumismo e publicidade. Trata-se de proposta de intervenção bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e detalhada.

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