Construir uma redação dissertativa

A participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa tanto pelas estruturas linguísticas construídas como pela seleção lexical e de registro. Não há erros gramaticais ou de convenções da escrita, exceto pelo desvio de concordância verbal em "medidas que a permite" (3o parágrafo) e por um problema estilístico decorrente da proximidade entre "consequentemente" e "facilmente" (primeiro parágrafo, linha 5). A redação está estruturada em quatro parágrafos, nos quais são organizados blocos temáticos independentes, mas bem articulados entre si.

0 tema proposto no enunciado da prova é bem desenvolvido pela participante, por meio de argumentação consistente, a partir de repertório sociocultural produtivo, haja vista, por exemplo, a citação de Rui Barbosa e o desenvolvimento de ideias que extrapolam as apresentadas nos textos motivadores. Ela enfoca os limites do direito de expressão diante da necessidade de controle dos recursos persuasivos empregados pela propaganda destinada ao vulnerável público infantil. Assim, constrói sua argumentação por meio de um exemplo claro de que deve haver limites à liberdade de expressão - debate atual na sociedade.



Focaliza ainda a infância como uma fase de formação em que os indivíduos são facilmente influenciáveis. Além disso, caracteriza as estratégias e técnicas utilizadas pela propaganda para persuadir o público infantil. Apresenta também excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão. O tema é desenvolvido com progressão fluente, articulada ao ponto de vista defendido, configurando autoria. A tese desenvolvida é a de que a publicidade infantil deve ser controlada.

Em defesa de seu ponto de vista, a participante apresenta informações acerca da vulnerabilidade das crianças à influência da publicidade. A redação apresenta encadeamento entre as ideias e demonstra competência da aluna em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista: o tema é desenvolvido de forma coerente, os argumentos selecionados são consistentes e a conclusão é relacionada ao ponto de vista adotado.

A participante, além de assegurar a continuidade e a progressividade temáticas, articula, sem inadequações, repertório diversificado de recursos coesivos, que entrelaçam as informações apresentadas, por meio do emprego de termos, tais como: "No entanto", "Esses", "dessa maneira" (Io parágrafo); "já que", "pois", "Assim" (2o parágrafo); "Entretanto" (3o parágrafo); "Em síntese", "Dessa forma" (4o parágrafo).

Ao elaborar sua excelente proposta de intervenção, que respeita os direitos humanos, a participante considera necessário exigir que as empresas não utilizem recursos persuasivos que iludam as crianças, bem como adequar o horário da publicidade infantil, a fim de que os pais possam acompanhar ao que os filhos assistem, além de restringir o abuso por meio de medidas governamentais. A proposta de intervenção é abrangente, bem detalhada e bem elaborada, relaciona-se ao tema e provém da discussão desenvolvida no texto.

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