Estrutura correta da redação

O participante tem excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa, o que é demonstrado pelas estruturas sintéticas, pela seleção lexical e de registro. Não há erros gramaticais ou de convenções da escrita, além da ausência de vírgula após "propagandas" (3o parágrafo) e de acento agudo em "jurídico" (5o parágrafo). A redação é composta por cinco parágrafos bem construídos e bem articulados entre si.

0 participante desenvolve o tema apresentado no enunciado da prova, lançando mão de argumentação consistente, pautada por repertório sociocultural produtivo, haja vista a referência adequada a Émile Durkheim e Sérgio Buarque de Holanda, além da apresentação de argumentos que não estão nos textos motivadores, como é o caso da insuficiência do Código Penal de 1941 em regular relações jurídicas contemporâneas, como a complexa relação estabelecida pela publicidade e os consumidores. Observa-se também excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Veja aqui como fazer uma boa redação dissertativa

Desenvolve-se a tese de que é necessário, por meio de legislação específica, combater efetivamente a publicidade infantil, pois esta incita o desenvolvimento de valores morais e éticos equivocados. A propaganda dirigida às crianças se vale da ingenuidade infantil, a fim de alienar, impor desejos e conduzir ao consumo exagerado e desnecessário.

0 texto apresenta argumentos relacionados ao tema da publicidade dirigida ao público infantil de forma consistente e organizada, configurando autoria. O participante demonstra competência em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista, desenvolvendo o tema de forma consistente e coerente e elaborando conclusão relacionada ao ponto de vista explicitado no texto.



0 participante ainda utiliza repertório diversificado de recursos coesivos, sem incorrer em inadequação. Articula bem as ideias, os argumentos e as partes do texto. Entre os termos que constituem coesão textual e articulação entre as ideias estão: "isso"; "Entretanto"; "essa", "Tal influência", "Essa postura" (Io parágrafo); "nesse período", "portanto" (2o parágrafo); "Ademais", "esse banimento", "Para isso", "tais infratores" (3o parágrafo); "no entanto", "essa característica" (4o parágrafo); "destarte", "tal ação", "Desse modo" (5o parágrafo).

0 participante elabora, ao longo do texto, excelente proposta de intervenção que respeita os direitos humanos: legislação específica e reformulação do Código Penal; fiscalização da publicidade e punição aos infratores; participação efetiva dos pais na exigência de mudanças que visem à coibição das práticas abusivas da publicidade; e articulação entre Estado, setor publicitário e sociedade. Assim, a proposta, abrangente e detalhada, vincula-se à discussão desenvolvida no texto.